Quem tem medo de terapia?


Psicólogos não funcionam comigo. Tá bom! Talvez funcionem, mas eu já passei por dois e não deu muito certo. Não sei se pelo método utilizado pelo profissional, não sei se pelo tempo de terapia que eu deliberadamente não deixei se estender.

Porém, algo que eu concluí no processo, é que terapia é uma necessidade coletiva. Quem diz que não precisa está tentando enganar alguém. Os outros, ou a si mesmo. Até os psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas, capelães, professores, administradores, treinadores, assistentes sociais, necessitam passar por algum processo terapêutico de menor ou maior complexidade.

Repare que quando eu digo que todos precisam de terapia, estou fazendo uma generalização e dizendo na verdade que todos estão doentes. E alguém discorda? Nossa sociedade é doente. Não é preciso ir muito longe pra constatar isso. As evidências empíricas são quase sentenças! Veja só:

Crescimento na oferta de Profissionais de Saúde

Nos últimos 20 anos, tivemos no Brasil um aumento de 53% no número deprofissionais de saúde por habitante. Todos sabem (ou não) que na área da saúde a demanda por profissionais sempre é maior do que a oferta. Logicamente, este aumento só pode ser creditado à pressão que o crescimento exponencial da demanda por serviços de saúde causa e não à competência estatal em planejar a oferta destes profissionais.

Crescimento no Número de Cursos de Graduação em Saúde

Clica que aumenta!
De 1991 a 2004¹ o crescimento do número de cursos de graduação na área da saúde foi de 272%. Você pode argumentar que este aumento é decorrente da maior oferta de serviços de saúde em locais onde a rede pública ainda não havia chegado. Porém, os dados do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação esclarecem que o número de egressos tem os melhores índices no Sul e no Sudeste e os piores no Norte e no Nordeste, para bom entendedor. Outro dado interessante é que o crescimento mencionado não é “puxado” pelos cursos básicos (medicina e odontologia), mas pelos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Cursos que eu diria, estão mais ligados a doenças modernas.

Ainda é possível argumentar que a expectativa de vida está aumentando a cada ano. Isso é uma realidade, mas não me convence de que estamos “vivendo” mais. Só me sinaliza que estamos ampliando nossa capacidade de conviver com as nossas doenças. Em maior ou menor intensidade, temos um desafio diário de lidar com as imposições que elas nos causam. E pelo que tenho visto, o melhor que nossa medicina tem conseguido fazer é nos apresentar soluções paliativas. Falar em cura (?) é uma discussão para outro texto.  Mas quem sabe hoje, você possa procurar uma terapia. Um psicólogo, talvez?



1 - Por incrível que pareça, todos os dados sobre graduação na área da saúde  disponíveis nos sites do governo terminam em 2004. 

POSTED BY Unknown
DISCUSSION 2 Comments

2 Responses to : Quem tem medo de terapia?

  1. Você disse que as evidências empíricas parecem sentenças. Mas não convenceu. Apresentar estatísticas é fácil e ninguém veio aqui pra saber isso, afinal, você as tirou de algum lugar e quem quiser procurá-las normalmente vai à fonte. Falta você nesse texto.

  2. Unknown says:

    Eu poderia fazer um texto pessimista como este:

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/02/248523.shtml

    Mas preferi um olhar mais técnico e menos filosófico. Evidências empíricas não convencem mesmo, estudos científicos é que convencem.

    E não foi fácil tabular os dados para fazer o gráfico. São dados de 14 cursos num período de 13 anos. Mas tudo bem.. eu entendi. Este texto pode ser reconstruído no futuro.

Deixe uma resposta

Tecnologia do Blogger.