Para Além do Berço Esplêndido


Ser brasileiro é viver com a eterna sensação de que podemos ser e fazer mais e melhor. Por vezes me pego devaneando sobre os motivos que invariavelmente nos encaminham mais para a mediocridade do que para o aproveitamento eficiente de todo o potencial que temos como nação. Os otimistas vão alegar que já caminhamos muito em direção ao protagonismo internacional, que as economias desenvolvidas estão ruindo e os tsunamis que lá se passaram, aqui foram apenas marolas, que somos o país do futuro, que a copa e as olimpíadas estão ai para provar que o Brasil é capaz de abandonar com dignidade o rótulo de subdesenvolvido.

Tudo isso pode ser uma grande verdade, mais algumas questões históricas ainda estão sem resposta. Não seria possível reformarmos nosso sistema político para que toda a diversidade da nossa gente seja de fato representada? Seria possível uma reforma política e um pacto federativo que revigorasse nossa confiança nas instituições da república? Seria utópico almejar a priorização da educação como fundamento principal à construção do futuro das gerações que recém se apresentam ao mundo? Estaríamos nós querendo demais ao desejar arrancar da nossa indústria os entraves que nós mesmos criamos à sua competitividade? É egoísmo desejar que o trabalhador brasileiro não tenha que arcar com uma carga tributária que lhe consome 40% de tudo o que ganha, recebendo menos da metade desse valor em serviços públicos?

Para Além do Berço Esplêndido (Germano Rigotto – AGE Editora – 2011) é uma nobre tentativa de responder alguns destes questionamentos e mais, de lançar alguns fundamentos, ainda que introdutórios sobre os caminhos possíveis para que o tal berço tenha significado apenas no campo metafórico e não no campo prático como tem sido há séculos.

O livro é uma coletânea onde o autor trata de assuntos variados, todos relacionados aos gargalos no desenvolvimento brasileiro. Desde a necessária reforma das bases de nosso sistema político aos aspectos nocivos do atual sistema tributário. Apesar de tratar de alguns temas aparentemente densos, Rigotto tem uma grande capacidade de dar contornos práticos ao assunto tornando a leitura agradável e acentuando a relevância de cada questão.

Outra virtude aparente é que apesar da variação de temas, o autor transfere a todos os artigos um espírito que unifica a obra tornando-a um discurso coerente e bem fundamentado a favor do Brasil. Um livro relevante para quem quer ter um pequeno panorama das questões fundamentais a respeito do país enunciadas por alguém que possui conhecimento prático de várias delas por vivenciar o ambiente político brasileiro tendo sido prefeito, deputado e também governador.

Um livro de espírito nacionalista, federativo e reformador. Gostei muito da leitura, pelo conteúdo e também por ter sido um presente do amigo Luiz Henrique Dias. Indico a leitura a todos os amigos genuinamente interessados neste país. O livro é bom e agradável, como deve ser uma boa conversa sobre política.


Titulo: Para Além do Berço Esplêndido
Subtitulo: Reflexões sobre os rumos de um Brasil potência
Autor: Germano Rigotto
Editora: AGE
Preço: R$ 32,00 na livraria Saraiva.

POSTED BY Unknown
DISCUSSION 1 Comment

Comentários em : Para Além do Berço Esplêndido

  1. Unknown says:

    Boa referência! Abraços!

Deixe uma resposta

Tecnologia do Blogger.